O Crowdfunding é o financiamento de uma iniciativa a partir da colaboração de uma comunidade de pessoas, que investem recursos financeiros e possuem interesse no resultado final.
A transformação digital, a economia colaborativa e o avanço das redes sociais trouxeram para os dias de hoje várias alternativas para quem quer investir em um projeto ou negócio. O Crowdfunding, sem dúvida nenhuma, é uma dessas opções.
“Crowd”, que em português se refere a “grupo de pessoas”, “multidão”, e “funding”, que significa “financiamento”.
Diante do avanço das novas tecnologias e de plataformas desenvolvidas para realizar esse objetivo, o conceito de crowdfunding vem se tornando mais conhecido, organizado e abrindo ainda mais portas e oportunidades, realizadas no âmbito online.
O Crowdfunding é um caminho com elevado potencial de retorno para quem quer investir em grandes projetos.
Por meio do Crowdfunding, pessoas físicas e jurídicas com os mais variados objetivos, usam plataformas, devidamente, autorizadas para encontrar investidores dispostos a investir nestes projetos.
É um investimento direto e sem intermediários (corretoras, bancos, instituições financeiras...).
Qual é o principal objetivo do Crowdfunding?
Proporcionar a possibilidade de estabelecer um contato mais direto entre a empresa e investidores interessados.
De um modo geral, todo o financiamento é realizado por pessoas físicas e jurídicas, que simpatizam pela empresa e/ou nutrem um grande interesse no serviço ou produto sendo oferecido e os rendimentos daí decorrentes.
Apesar de hoje em dia estar bastante relacionado com a tecnologia digital e plataformas online, a dinâmica do Crowdfunding existe há muito tempo.
Antes de ser disponibilizada a toda a sociedade, a plataforma crowdfunding tem que cumprir ritos legais.
Deve ser garantido ao investidor um período de desistência de, no mínimo, 7 (sete) dias, contados a partir da confirmação do investimento, sendo a desistência por parte do investidor isenta de multas ou penalidades quando solicitada antes do encerramento deste período.
Os recursos captados devem ser usados, EXCLUSIVAMENTE, para fomento da operação e os lucros daí decorrentes. Apenas para exemplificar, não podem ser usadoz para:
a) fusão, incorporação de ações e aquisição de participação em outras sociedades;
b) aquisição de títulos, conversíveis ou não, e valores mobiliários de emissão de outras sociedades;
c) concessão de crédito a outras sociedades.
A confirmação de investimento corresponde a uma ação do investidor, em que ele se compromete firmemente a participar da oferta, por meio da:
I – transferência de recursos; ou
II – assinatura do contrato de investimento.
Definição de valor e período para ser captado.
Oportuniza a chance de expansão dos negócios com a entrada de novos investidores.
Existem 3 modalidades de investidores Crowdfunding, a saber: Solidários, Pontuais, imobiliários e por assinatura.
Para o nosso projeto (Martau) a opção mais adequada e segura para as partes, especialmente, investidores é a Pontual, pois esse tipo de crowdfunding, apresenta um prazo de validade.
Os ritos formais/legais estão em fase de conclusão. Em breve, informaremos por este e outros canais, o projeto completo para avaliação de interessados. Para mais informações, entre em contato através do email ceo@martau.com.br.